CUFA CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS


Marciele Delduque
Fundadora da Rede Marianas Mulheres que Inspiram, Presidente Estadual da CUFA Minas, mentora de Alto Impacto do Sebrae Delas e premiada pela Federaminas Mulher, como Mulher Além das Gerais.
“Minha jornada começou como mãe solo e empreendedora, onde enfrentei desafios que me moldaram e me motivaram a criar um impacto positivo e duradouro. Por isso, meu propósito é claro: transformar, inspirar e fortalecer mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social para que possam alcançar independência, autoestima e um papel significativo na sociedade.”


O que fazemos
Fundada por Celso Athayde, embora não esteja mais diretamente envolvido, continua como voluntário e foi reconhecida com o prêmio do Fórum Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, em Davos, Suíça, concedido pela Fundação Schwab.

O que fazemos
Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela.


Nossa história

1998
Nega Gizza e MV Bill
O produtor Celso Athayde, junto com os rappers Nega Gizza e MV Bill, funda a Central Única das Favelas, a CUFA, no Rio de Janeiro.

2000
A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival
A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival, o maior evento de hip hop da América Latina, que revelou grandes nomes como Rappin Hood, Dexter, Negra Li, entre outros. Pelos palcos do Hutúz, passaram grandes nomes da música como Caetano Velos, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Sandra de Sá.

2002
Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA)
É criada a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA). Evento esportivo que deu oportunidade para vários jovens de favelas e periferias mostrarem o seu talento, misturando esporte, dança e hip hop

2006
Falcão Meninos do Tráfico
Idealizado pelos fundadores da instituição, MV Bill e Celso Athayde, o documentário Falcão: Meninos do Tráfico, foi exibido no Fantástico, na TV Globo. A obra aborda a realidade de jovens que se envolveram com o mundo do crime. O projeto foi premiado nacional e internacionalmente, e foi um marco na história da CUFA

2012
Taça das Favelas no Rio de Janeiro
É criada a Taça das Favelas no Rio de Janeiro, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, que mobiliza mais de 100 mil jovens moradores de favela anualmente.

Saiu na mídia
CUFA recebeu a presença de Zeca Pagodinho, que teve um grafite em sua homenagem, no Dia da Favela.
Paraná e Rio de Janeiro são os campeões da Taça das Favelas Nacional 2023
Celso Athayde na Exame: Detalhes sobre o Início da IFC20 e Envolvimento Internacional das CUFAs

Nossos Prêmios


Idealizado pelo rapper MV Bill e Celso Athayde, o documentário “Falcão: Meninos do Tráfico”, que retrata a realidade de jovens de comunidade que se envolveram na vida do crime, recebeu o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pelas próprias mãos do rei Juan Carlos Primeiro I.
Aqui 2
Aqui 3